quinta-feira, 15 de abril de 2010


MARCOS DAS SESMARIAS DE SÃO BENTO


Em 1616, Estevão Gomes – nomeado capitão da fortaleza de Cabo Frio – tinha o poder de doar Sesmarias a quem quisesse povoar e cultivar as terras da cidade. Além da incumbência de assumir o comando a passar as tropas em revista, ele devia começar a construir a cidade de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, como está designada na primeira carta de Sesmaria concedida a Generosa Salgado no ano de 1616.
A petição da segunda Sesmaria, de caráter rural, foi solicitada pelo Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro, em 1617. É pedido que sua medição se faça a partir do “esteiro defronte da Gamboa que está defronte da cidade”, e se estende até a Bahia Formosa, em Búzios. Este esteiro é uma comprida e estreita ponta de terra, situada onde se encontram o Hotel Porto Veleiro e a desativada Salina Peroana. Nesse local, ao lado do citado hotel, assentou-se o marco de pedra do mosteiro de São Bento que assina a posse da Sesmaria concedida aos beneditinos em 1623, em virtude de desistência anterior dos jesuítas. O marco que lá se encontra hoje, apenas foi colocado no local, na nova medição destas terras executadas depois da Independência do Brasil (c. 1830). Trata-se de uma coluna retangular de pedra, com as letras S.B. inscritas em baixo relevo.
Em1664, os beneditinos receberam 36 braçadas de terra no perímetro urbano de Cabo Frio. Estas terras são onde está o bairro denominado São Bento. Em quatro pontos desse bairro estavam outros marcos de pedras com as iniciais S.B., delimitando uma quadra de terra.
Um desses marcos, encontra-se atualmente na lateral do prédio da Charitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário