quinta-feira, 15 de abril de 2010


ANJO CAÍDO
Em função do incremento da produção salineira de Cabo Frio, no início do século XX, tornou-se necessária a abertura de canais, que fizessem escoar a produção de sal do município pelo interior da Lagoa de Araruama até o porto de Cabo Frio.
A questão passa a ser discutida devido ao assoreamento dos canais de navegação da lagoa.
O engenheiro Leger Palmer, que na época tinha a concessão para transportar o sal através da lagoa, inicia e conclui os trabalhos de abertura dos canais I e II, sendo assim canalizados as águas para a Lagoa de Araruama, tornando franca a navegação da mesma, e dando ensejo à organização de uma companhia de navegação a vapor.
Em 1904, por intermédio do então vereador Anastácio Novellino estes canais receberam da Câmara Municipal de Cabo Frio a denominação de canais Palmer. Em comemoração à essa abertura, é erguido o monumento do “Anjo Caído”, em 1907, que se compõe de uma coluna em estilo coríntio, onde se apóia a figura de um anjo de asas abertas, com 9 metros de altura, que com o passar do tempo, devido as correntes das marés e ao vento sudoeste, foi aos poucos inclinando e passou a ser conhecido como o “Anjo Caído”, até cair totalmente dentro da lagoa, às vésperas do aniversário da cidade de Cabo Frio, em 1979. Diante desse fato, o governo municipal providencia o resgate do Monumento e contrata a firma “Faz Tudo” do Rio de Janeiro para restaura–lo. Em 1980 o “Anjo Caído” é recolocado e em 2003 passa por nova restauração, encontrando – se agora, em perfeito estado de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário